Curso de Jogos Pedagógicos na Formação

 

Ficha do Curso

 

Possibilita ao formando adquirir conhecimentos de jogos pedagógicos com diferente tipos de objectivos. Adquirir técnicas fundamentais para a construção de jogos em contexto de aprendizagem.

  

 Objectivos   

Formadores e/ou outros técnicos de formação, professores.

  

   Destinatários      

  

   

   Saídas Profissionais 

30 horas

      

   Duração    

Diurno, Pós-laboral e Sábados

     

   Horário    

a consultar

   

   Preço    

Formação Presencial

   

   Forma de Organização  

Formação de Professores / Formadores e ciências da educação; Qualificação Inicial; Reciclagem, Actualização e Aperfeiçoamento.  

    

  Modalidade de Formação   

o       Jogos Pedagógicos – Enquadramento Geral.

§         A função simbólica do jogo na actividade humana

§         O jogo como modo específico de aprendizagem

§         Os jogos pedagógicos no enquadramento dos métodos activos e de descoberta

§         Diferença entre “activismo” e “actividade significativa”

§         Consequências do jogo em termos de aprendizagem nos 3 domínios do saber

§         Consequências do jogo na dinâmica dos grupos

§         O modelo de aprendizagem criativa / desenvolvimento do potencial humano

§         A dimensão / expressão comportamental na vivência do jogo

§         Dificuldades típicas do formador na avaliação dos resultados

 

o       Fundamentos e Prática

§         Jogos de exploração corporal e sensorial

§         Jogos de confiança

§         Jogos de desenvolvimento pessoal

§         Jogos verbais

§         Jogos não verbais

§         Jogos de interacção livre

§         Jogos de cooperação

§         Jogos de competição

§         Jogos de expressão dramática

§         Jogos criativos

 

  • Técnicas para construção de jogos.

§         Regras para a definição de objectivos de expressão e desenvolvimento

§         Como preparar e cuidados a observar / a avaliação de impactos prováveis

§         Definição de critérios de avaliação / indicadores comportamentais

§         Princípios para a discussão dos resultados

§         Validação do jogo

 

  • Exercícios de exploração de jogos pedagógicos.

 

 

   Programa