Gestão da Formação

Pós-Graduação

Ficha do Curso

 

O curso de Gestão da Formação, visa proporcionar o desenvolvimento das competências chave para aceder a uma carreira na área da gestão da formação.
A certificação de entidades formadoras pela DGERT, decorrente da regulamentação que tem por base a Portaria 851/2010 de 6 de Setembro, estabeleceu a obrigatoriedade das entidades formadoras terem nos seus quadros gestores/as de formação com pelo menos 150h de formação neste domínio.

Esta Pós Graduação propõe-se ainda reflectir sobre o que o futuro quadro comunitário de apoio 2014-2020 nos reserva.

 

 

  Apresentação do Curso   

Este curso tem como objectivo geral a apreensão de conhecimentos técnicos e o desenvolvimento de competências a quem pretenda desempenhar as funções de Gestor de Formação.

 

  Objectivos   

No final do curso, os/as participantes devem ser capazes de:

Compreender a especificidade do funcionamento da formação profissional no contexto português;
Elaborar e saber apresentar o pedido de certificação junto da DGERT para entidades formadoras;
Identificar e actuar perante as principais questões jurídicas relacionadas com a Certificação de Entidades Formadoras;
Elaborar candidaturas aos diferentes PO (programas operacionais);
Utilizar as plataformas SIIFSE e SIGO;
Compreender o funcionamento dos CQEP - Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional e dos processos de RVCC;
Interpretar a NP 4512:2012;
Actuar perante o cenário futuro do quadro de apoio da união europeia para o período 2014-2020.
Conceber e aplicar metodologias de gestão e planeamento da formação;
  Competências    

Adultos/as Licenciados.

 

  Condições de Acesso    

Este curso é destinado aos profissionais que pretendam vir a desenvolver actividade como Gestor de Formação mas também aos que já desenvolvem, no sentido de reforçar os seus conhecimentos técnicos e aprofundar as suas competências profissionais.

Esta formação pode também ser frequentada por outros profissionais que desenvolvam ou pretendam desenvolver competências na área da formação, nomeadamente, formadores, coordenadores, consultores, técnicos de recursos humanos, entre outros profissionais.

  

   Destinatários    

Gestor/a de Formação e/ou coordenador/a pedagógico.

  

   Saídas Profissionais 

 150 horas.

  

   Duração    

Laboral e/ou Pós-laboral – duração de aproximadamente 3 meses.

 

   Horário    

3 X 100 € – A 1ª mensalidade paga no acto da inscrição, as restantes até ao dia 8 de cada mês.
Grupo mínimo de 15 formandos/as

  

   Preço    

B-learning.

  

   Forma de Organização  

A avaliação deste curso é quantitativa (0 a 20), sendo contínua e por tal contemplará os seguintes critérios:
- Assiduidade
- Participação
- Trabalhos práticos em grupo ou individuais
- Avaliação escrita

 

 Metodologias de Avaliação   

Qualificação Inicial; Reconversão Profissional.

   

  Modalidade de Formação   

MÓDULO

 

Conteúdo

 

Horas P

 

Horas D

 

Total

 

 

Sessão de Apresentação (horas não lectivas)

3

 

 

 

 - Apresentação dos/as formandos/as e equipa pedagógica

 

 

 

 

 - Apresentação do curso; objectivos e metodologias;

 

 

 

 

 - Apresentação da plataforma e atribuição de logins

 

 

 

I

Apresentação do programa e enquadramento do sistema de formação profissional português

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9

 

O sistema de formação profissional português: principais características, interacções com outros sistemas e sub-sistemas e entidades envolvidas;

 

 

 

 

Perspectiva história da regulamentação da actividade formativa das entidades formadoras

 

 

 

II

Certificação de entidades formadoras pela DGERT

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15

21

 

- Transição da Acreditação para a Certificação;

 

 

 

 

-  O  processo de certificação:

 

 

 

 

    . certificação inicial;

 

 

 

 

    . manutenção e alargamento da certificação;

 

 

 

 

-  O Guia do Sistema de Certificação de Entidades Formadoras:

 

 

 

 

    . Requisitos de certificação;

 

 

 

 

- Organização do processo de candidatura à certificação:

 

 

 

 

    . Etapas do processo de candidatura;

 

 

 

 

    . Acesso à plataforma.

 

 

 

III

Elaboração do Manual de Qualidade para o Planeamento e Gestão da Formação

3

12

15

 

- Requisitos de certificação: referencial de qualidade;

 

 

 

 

- Fases do ciclo formativo (segundo a nova regulamentação);

 

 

 

 

- Guião Orientador do Manual de Qualidade;

 

 

 

 

- Manual de Qualidade Actividades Formativas - modelo

 

 

 

IV

Questões Jurídicas na Certificação de entidades formadoras

3

4

7

 

- A protecção dos dados pessoais no tratamento dos dados recolhidos;

 

 

 

 

- O tratamento das reclamações: obrigações legais;

 

 

 

 

- Necessidades legais de formação: as regras do Código do Trabalho.

 

 

 

V

Regras de Saúde e Higiene no Trabalho aplicadas às entidades formadoras

3

3

6

 

- Regulamentação e requisitos funcionais dos espaços formativos: acessibilidade a pessoas com necessidades;

 

 

 

 

- Regras de SHT gerais para escritórios e espaços de atendimento ao público, aplicadas às entidades formadoras;

 

 

 

 

- Estudo de caso.

 

 

 

VI

O POPH – Programa Operacional de Potencial Humano/Elaboração de Candidaturas

3

6

9

 

- O QREN – Quadro de Referencia Estratégico Nacional;

 

 

 

 

- O POPH – Programa Operacional de Potencial Humanos:

 

 

 

 

- Objectivos, estrutura e eixos prioritários;

 

 

 

 

- Legislação aplicável e regulamentação específica relacionada com os processo de candidaturas ao POPH;

 

 

 

 

- O processo de candidaturas ao POPH;

 

 

 

 

- Candidaturas ao IEFP (Cursos de Aprendizagem);

 

 

 

 

- Candidaturas a formação-acção.

 

 

 

VII

O funcionamento e utilização do SIIFSE

3

6

9

 

- O SIIFSE - Sistema Integrado de Informação do Fundo Social Europeu, principais características e sua utilização;

 

 

 

 

- Exercício prático na utilização do SIIFSE.

 

 

 

VIII

O funcionamento e utilização do SIGO

3

3

6

 

- O SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, principais características e sua utilização;

 

 

 

 

- Exercício prático na utilização do SIGO.

 

 

 

IX

Os CQEPs (Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional) e o RVCC

3

6

9

 

- A aprendizagem/formação ao longo da vida: conceitos, políticas europeias e legislação internacional relevante/aplicável;

 

 

 

 

- Da Iniciativa Novas Oportunidades aos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional - os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) e legislação nacional aplicável;

 

 

 

 

- O funcionamento e gestão dos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional - antevendo o futuro.

 

 

 

X

Norma NP 4512:2012

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12

21

 

- O Sistema Português da Qualidade e os seus três subsistemas;

 

 

 

 

 - Distinção entre Normalização Formal e Informal;

 

 

 

 

- Interpretação dos requisitos da Norma NP 4512:2012 “Sistema de gestão da formação profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia” e metodologia de implementação;

 

 

 

 

- Evolução prevista - Nacional e Internacional - ao nível dos sistemas de gestão na área da educação e formação.

 

 

 

XI

Plataformas de Gestão da Formação à Distância e Conceitos de E-learning

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12

16

 

- Gestão da plataforma Moodle;

 

 

 

 

- Gestão da plataforma Chamilo;

 

 

 

 

- Conceitos base na conceção de materiais de e­learning (SCORM e Learning Objects) e ferramentas mais utilizadas;

 

 

 

 

- Os formulários do Google Docs aplicadas à gestão da formação.

 

 

 

XII

Concepção de Referenciais de Formação para o Catálogo Nacional de Qualificações

3

6

9

 

- O processo de conceção de referenciais de formação para o CNQ;

 

 

 

XIII

Perspectivas de futuro para as entidades formadoras

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9

13

 

- Reflexão estratégica para o quadro 2014-2020;

 

 

 

 

- O cenário da utilização do cheque-formação;

 

 

 

 

- O cenário futuro da utilização da norma NP 4512:2012 (norma para sistema de gestão da formação profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia).

 

 

 

 

 

50

100

150

 

   Programa   

Certificado de Formação Profissional, segundo a Portaria 474/2010 de 8 de Julho (Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social).
A obtenção do certificado está dependente da aprovação em todos os módulos.
  Certificação